endocrinodiabetes.com

      Carinho por Você !
Home DestaqueProfissional Revista Científica Produção Científica do HUEC LIPEM Links
 
LIPEM - Liga Paranaense de Endocrinologia e Metabologia


 

Complicações de Diabetes Insulina
Abordagem Terapêutica e Acompanhamento Os primeiros passos na Endocrinologia

 

A Liga Paranaense de Endocrinologia e Metabologia (LIPEM) é uma entidade estudantil e científica sem fins lucrativos com sede e foro na cidade da instituição de ensino e hospitalar da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR) e Hospital Universitário Evangélico do Paraná (HUEC), respectivamente. A LIPEM visa complementar a formação acadêmica em uma área específica do campo médico e da saúde, por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão.

A Liga Paranaense de Endocrinologia e Metabologia, primeira Liga acadêmica de interesse estritamente clínico da Faculdade Evangélica do Paraná, foi fundada no ano de 2009 pelos acadêmicos Marcelo Bettega e Gustavo Baggio Furiatti, na época alunos cursando o 6º período da Faculdade Evangélica do Paraná. A grande contribuinte para a formação e também responsável pela coordenação docente da LIPEM foi a Dra. Mirnaluci P. R. Gama – Chefe do Depto de Endocrinologia e Diabetes do HUEC, pertencente ao corpo clínico do HUEC e ao quadro de docentes da FEPAR – que juntamente com a e da Dra. Ana Carolina Ossowski, residente do Serviço na época, deram início as atividades.

A idéia de criar uma Liga de Endocrinologia nasceu em discussões, entre os estudantes fundadores, sobre as necessidades dos acadêmicos de Medicina em Curitiba e sobre o que a Faculdade Evangélica, personificada por seus alunos, poderia fazer para enriquecer o cenário científico da cidade. Várias foram as razões que motivaram tornar o projeto realidade: primeiro, havia a vontade de se aprofundar em nesta área tão fascinante da Medicina como é a Endocrinologia. Segundo, notava-se a falta de uma entidade acadêmica que tratasse da especialidade, e foi vista no Corpo Clinico do Serviço de Endocrinologia e Metabologia, a oportunidade de criação de uma Liga formalizada que proveria essa necessidade. Um terceiro aspecto ponderado foi que, como a Liga seria a vinculada à Faculdade Evangélica, isso promoveria positivamente nossa instituição e nosso hospital pela cidade. Os acadêmicos idealizadores do projeto foram recebidos de braços abertos e, incentivados a levar a idéia adiante, foi formalizada a criação da Liga Paranaense de Endocrinologia e Metabologia. Logo após sua criação, iniciaram-se as primeiras atividades, em Agosto de 2009.

Em janeiro de 2012, a aluna Patricia Oliboni do Amaral assumiu a coordenação acadêmica da LIPEM, continuando a coordenação docente a cargo da Dra. Mirnaluci. Atualmente a LIPEM é composta por 10 alunos de medicina matriculados em instituições de ensino de todas as universidades e faculdades de medicina de Curitiba. Médicos, professores, profissionais e pesquisadores relacionados ao tema participam constantemente das atividades realizadas pela liga na qualidade de colaboradores. O intuito é dividir experiências e difundir o conhecimento.

A LIPEM se encontra a disposição para qualquer duvida ou parceria.

Atenciosamente,

Ariane Carla Horiuchi (atual presidente da LIPEM) e Mariana Pirajá Genta (vice-presidente da LIPEM).

 

 

HomeProfissionalConsultórioCasos ClínicosNutriçãoPatrocinadores